sexta-feira, 24 de julho de 2015

Drone Ambulancia



De repente, alguém cai ao seu lado, vítima de um ataque cardíaco. Você seria capaz de prestar os primeiros socorros adequadamente? O que fazer então ?

O engenheiro alemão Alec Momont, aluno da Delft University of Technology (Holanda), acaba de criar um drone-ambulância que deve ajudar a salvar milhares de vidas. O protótipo pode ser acionado por qualquer pessoa e, em minutos, chega ao local de emergência levando um desfibrilador, aparelho capaz de reverter um quadro de fibrilação auricular ou ventricular. 




Muito mais rápido que uma ambulância, que pode demorar até vários minutos para chegar no local devido ao transito, o drone alcança o local do atendimento em um tempo médio estimado em 1 minuto! Para isso, a central de atendimento localiza, em questão de segundos, o local a partir do sinal do celular de quem pediu ajuda e o drone utiliza navegação por GPS.
O equipamento apresenta uma webcam que possibilita a interação entre as pessoas no local da emergência e um profissional passa, ao vivo, instruções para os primeiros socorros.
De acordo com o criador, o drone aumenta os índices de sobrevivência em até 80%. 

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Os livros de inovação que todo inovador deve ler



Conversando na Innoscience sobre o desafio de um de nossos clientes. Frequentemente recorremos a nossa biblioteca para consultar modelos, ferramentas e teorias para suportar nossas análises e prescrições. Da mesma forma que um médico faz quando precisa tratar de determinada situação de um de seus pacientes. A medida que buscávamos os livros começamos a discutir quais seriam os livros de inovação que todo inovador deveria ler. Optamos por definir os 10 livros que são leitura obrigatória para todo potencial inovador.

O Dilema do Inovador. Clayton Christensen apresentou os conceitos de disruptive innovation e como as empresas bem gerenciadas, fazendo tudo que devem fazer para seguir sendo bem administradas podem sofrer rupturas de novos entrantes. Detalhando sua pesquisa no segmento de disk drives e no setor siderúrgico o autor mostrou que as inovações de ruptura são uma alternativa distinta que merece atenção das grandes empresas. A partir desse livro o autor escreveu sua sequencia, Innovator’s Solution, Innovator’s Prescription, Seeing What’s Next e Innovator’s DNA, todos imperdíveis.

A Estratégia do Oceano Azul. W Chan Kim e Renee Mauborgne defendem a ideia de que a orientação concorrencial reduz a ênfase em inovação e que as empresas devem criar “oceanos azuis” que são novos espaços de mercado onde não existe concorrência. Apresentam uma série de ferramentas com destaque para a Curva de Estratégia, muito útil para comparar a proposta de valor de sua empresa com as demais alternativas disponíveis. Utilizam os cases do Cirque du Soleil e do Nintendo Wii para sustentar a tese. Um dos maiores blockbusters da história de livros de negócios.

Beyond the Idea. Vijay Govindarajan e Chris Trimble enfocaram o outro lado da inovação, a transformação de ideias em resultado dentro de organizações estabelecidas. Os autores evidenciam que os desafios de estrutura, alocação de recursos e gestão de projetos inovadores são decisivos para executar a inovação. O modelo de classificação de projetos inovadores que apresentam é bastante útil para definir políticas de gestão.

Business Model Generation. Alexander Osterwalder co-criou o livro inspirado em sua tese de doutorado na qual define, organiza e traduz o modelo de negócio. Apresenta o Canvas como uma ferramenta gráfica de elaboração, prototipação e testagem de novos modelos de negócio. O livro ganhou o mundo por meio de start ups e designers de negócio que viram na ferramenta uma forma clara e fácil de comunicar as principais escolhas estratégicas de um modelo de negócio.

Open Innovation. Henry Chesbrough redefiniu a prática da inovação evidenciando que nem todas as oportunidades devem ser concretizadas internamente e que nem todas as ideias devem ser originadas na própria organização. A obra do autor abriu o caminho para considerar de forma sistemática stakeholders externos a empresa em seu processo de inovação e aumentar a eficiência das iniciativas inovadoras.

Discovery Driven Growth. Os autores Rita Mc Grath e Ian MacMillan apresentaram o planejamento por descoberta, método de gestão de projetos inovadores que deu origem da ideia de lean start up e que trata as iniciativas inovadoras como projetos de incerteza que devem ser sistematicamente respondidas num roteiro de testes e experimentos denominado Discovery driven planning. Influenciaram de forma significativa o campo e deram origem a novas técnicas.

Inovação Prioridade Número 1 – Peter Skarzynski e Rowan Gibson montaram o livro para ser um guia para o gestor que quer estruturar a inovação na empresa. Cada um dos 12 capítulos possui uma série de perguntas que precisam ser respondidas para configurar a inovação no contexto do negócio e coloca-la como prioridade número 1. Os deveres das lideranças são as ações que precisam ser colocadas em prática pelos inovadores e gestores da inovação.

The First Mile – Nesse livro Scott Anthony aborda um tema muito relevante nos projetos de inovação: como superar os desafios iniciais em transformar uma ideia em realidade. A partir do modelo DEFT (em português: Documentar, Avaliar, Focar e Testar) tanto empresas já estabelecidas quanto startups podem seguir os passos e ferramentas sugeridas no livro. Ainda não tem tradução para o português mas apresenta uma abordagem a um tema importante para os inovadores.

Disciplined Entrepreneurship. Bill Aulet do MIT com quem tive o prazer de estudar montou o melhor conjunto de ferramentas para desenvolvimento de novos negócios. Aplica-se tanto a startups como inovação corporativa. O autor oferece um passo a passo em 24 etapas que envolvem questões de mercado, finanças, modelo de negócio de forma clara e ilustrada. Depois desse livro os empreendedores e intra-empreendedores passaram a ter ferramentas para tornar o empreendedorismo mais previsível.

Liderando a Revolução. Esse é um clássico do ano 2000 de Gary Hamel. A tese central está na importância da busca por inovações radicais por empresas de diferentes setores. É um livro que apresenta a lógica da inovação como estratégia e tem como objetivo sensibilizar o leitor de que as revoluções nos mercados podem ser feitas. Apesar de uma visão mais estratégica não deixa de apresentar dicas práticas de como fazer a “revolução”.

Os 10 livros acima apresentados são lições duradouras, práticas e testadas para quem tem o desafio de inovar.