quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Amazon está proibida de usar drones para entregas


Meses atrás a gigante do comérci eletrônico Amazon surpreendeu o mundo ao revelar que estava testando o uso de drones para fazer a entrega de mercadorias em cidades dos Estados Unidos. Além de ser um piloto, sua transformação em prática corrente dependia da criação de uma legislação que regulasse o uso do espaço aéreo para os veículos não tripulados.
Pois bem, esta semana, a Administração Federal de Aviação (FAA) publicou um memorando com uma série de regras para o uso das aeronaves não tripuladas por civis. Dentre elas, a proibição do envio de materiais cobrando o preço de entrega. O que torna os planos da Amazon impossíveis de serem concretizados. Pelo menos por agora.
E essa não é a única notícia ruim para os fãs de drones esta semana. A Polícia de Seattle está procurando por dois homens que podem ter usado um drone equipado com uma câmera para espionar uma mulher se vestindo em seu apartamento high-rise.
“Foi surreal. Inicialmente, pensei ‘Uau, o que é essa coisa?’”, disse Lisa Pleiss à ABC News . “Eu olhei para o drone por cerca de trinta segundos, vi as câmeras me senti muito vulnerável.”
Pleiss teve a presença de espírito de tirar uma foto do drone – que postou no Facebook, é claro – e o porteiro de seu prédio conseguiu fazer uma foto de dois homens correndo para arrumar uma câmera de vídeo e um tripé em um carro. Será que eles violaram a lei? Você acha que sim, mas a polícia de Seattle diz que não está claro que lei pode ser aplicada ao caso.
O uso de drones para entretenimento não é mencionado no memorando da FAA. Nem mesmo o uso dos aparelhos para filmagens ou pata tirar fotos para uso pessoal (voyeurismo, inclusive). Mas serviços de entrega, especialmente os pagos, sim.
A FAA está revendo atualmente a sua política de drones e está aceitando comentários públicos. A política permanente é esperada para o próximo ano.
Enquanto isso, mantenha suas cortinas fechadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário