segunda-feira, 29 de setembro de 2014

"Loon", os balões da Google vão oferecer Internet sem fio experimental dentro de um ano ao Hemisfério Sul

Os Balões do Google "Loon" Vão Invadir A Atmosfera Dentro de Um Ano


O chefe do laboratório de pesquisa Google X, Astro Teller, diz que os balões sem fio experimentais vão testar oferecer acesso à Internet em todo o Hemisfério Sul no próximo ano.

Dentro de um ano o Google espera ter uma corrente contínua de balões a grandes altitudes no hemisfério sul capazes de fornecer conexão sem fio à internet para telefones no solo.
Isso de acordo com Astro Teller, o chefe do Google X Lab, que a empresa abriu com a intenção de trabalhar em projetos desafiadores.
Teller disse que o projeto dos balões, conhecido como projeto Loon, estava em dia para atingir o objetivo de demonstrar uma forma factível de fornecer conexão sem fio à internet para bilhões de pessoas que não têm isso hoje, a maioria em partes pobres do mundo.
Para isso, o Google iria precisar de uma enorme frota de balões circulando constantemente a terra para que as pessoas em terra sempre conseguissem um sinal. Teller disse que o Google deveria ter balões o suficiente no ar para provar que a ideia pode funcionar. "No próximo ano devemos ter uma corrente semi-permanente de balões em algum lugar do hemisfério sul", disse ele.
O Google revelou pela primeira vez a existência do projeto Loon em junho de 2013 e tem, desde então, testado Balões Loon, como são conhecidos, nos EUA, Nova Zelândia e Brasil. Os balões voam a 18 km do chão e pode voar por até 100 dias, com sua energia vindo de painéis solares. O balões do Google já viajaram mais de 2 milhões de quilômetros, disse Teller.
Um protótipo do projeto Loon voa pelo céu.
O balão fornece acesso à internet usando o mesmo protocolo LTE que telefones celular. Google disse que os balões conseguem fornecer acesso com velocidade de 22 megabits por segundo a antenas fixas e 5 megabits por segundo diretamente a dispositivos móveis.
O teste do Google na Nova Zelândia e no Brasil estão sendo feitos em parceira com provedores locais de telefonia móvel. O Google atualmente não está nesse mercado - apesar da tentativa de entrar no mercado da internet via cabo nos EUA, mas Teller disse que o Projeto Loon iria gerar lucro se funcionasse. "Não ganhamos um centavo ainda, mas se conseguirmos achar uma forma de levar internet a 5 bilhões de pessoas, o valor será enorme", disse Astro Teller.

Google’s Project Loon faz mais um passo para realidade!

Os balões de Wi-Fi de alto voo passaram de uma ideia absurda até oferecer acesso à Internet a uma escola rural no Brasil, trabalhando na tecnologia LTE.


Campo Maior, como outras pequenas cidades do interior do Brasil, tem pouco ou nenhum acesso à Internet. Os locais tendem a vaguear por aí e até mesmo subir em árvores para caçar sinais sem fio móveis. A busca de acesso à Internet durante a noite é chamado de “vaga-lume”, ou “fireflying”, porque a iluminação de telefones celulares em toda a cidade se parece com pequenos vaga-lumes piscando.
No entanto, apenas algumas semanas atrás – pela primeira vez – a escola local de Campo Maior teve a Internet transmitidas diretamente em suas salas de aula. Este acesso Web imediato não foi devido à nova infraestrutura ou cabos de fibra óptica, em vez disso, estava vindo de um dos balões de alta elevação de Wi-Fi do Google Project Loon.
Project Loon - GoogleMembros da equipe do Project Loon instalando uma antena de Internet Loon enquanto crianças da escola de Campo Maior estão olhando
Google anunciou oficialmente seu balões do Google Project Loon em junho passado com o objetivo de levar o acesso à Internet para todos os cantos da Terra. E agora, com um ano de atividade, o projeto já resolveu muitas torções, empolgando a força do balão, e estendendo testes de campo a lugares como Campo Maior.
“Este voo de teste foi uma primeira significativa para o Google Project Loon”, escreveu o Google sobre o seu trabalho em Campo Maior na sua página do Project Loon do Google+. “O lançamento perto do equador nos ensinou a superar os perfis de temperatura mais dramáticas, pingando umidade e escorpiões, testando a tecnologia LTE pela primeira vez. Isso poderia permitir-nos fornecer um sinal de Internet diretamente para telefones celulares, abrindo mais opções para levar Internet acessível a mais lugares. “
Quando o Google começou a testar seus balões voando do Google Project Loon na Nova Zelândia no ano passado, estava trabalhando para permitir que os balões pudessem ficar vários dias e ter feixe de acesso à Internet em velocidades semelhantes a redes 3G através de antenas especiais e estações receptoras no chão.

Balão Loon, Google

Agora, um dos balões, Ibis-167, fiz a volta ao mundo em um recorde de 22 dias, e outros balões foram projetados para permanecer no ar por mais de 100 dias. E, como observou Google, a empresa está também trabalhando em alta velocidade com conectividade 4G LTE, o que significa que os usuários podem obter o serviço Wi-Fi em seus celulares via o Google Project Loon….
Durante o ano passado, o Google reuniu grandes quantidades de dados de vento para refinar seus modelos de previsão para prever melhor as trajetórias de voo do Google Project Loon. Além disso, a empresa tem reforçado as bombas de ar do balão para se tornar mais eficiente, o que permite aos balões de mudar rapidamente de altitudes e salte sobre as correntes de ar mais rapidamente ou também para evitar ventos adversos.
“Os balões estão entregando mais 10x de banda, 10x steer-ability, e estão ficando até 10x mais tempo”, Teller disse para Wired. “Esse é o tipo de progresso que só pode acontecer mais algumas vezes até ficar em um bom lugar problemático.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário