sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Jamais use arroz para secar celular molhado, diz pesquisa

Jamais use arroz para secar celular molhado, diz pesquisa


Muita gente ja derrubou o celular na piscina, na pia ou mesmo dentro da privada. E não é incomum ouvir recomendações para remediar a situação encobrindo o aparelho com arroz para secar os componentes internos por alguns dias. No entanto, de acordo com um "estudo científico" realizado pela companhia de manutenção e conserto de eletrônicos TekDry, essa prática não apenas é ineficiente, como acaba prejudicando o dispositivo.




Segundo o estudo, conduzido pela DTJ Consulting, usar a técnica do arroz para secar o celular leva tempo demais, e ainda é mais ineficiente do que simplesmente deixar o aparelho secar por si só, embora nenhuma das duas práticas seja recomendada. Usar o alimento "puxa" apenas 13,1% da umidade, contra 14,7% se o celular ficar em repouso. O ideal, diz a empresa, seria secar o quanto antes o dispositivo – naturalmente, a companhia recomenda seu próprio serviço patenteado.


A seguir algumas dicas para "tentar Recuperar gadgets molhados

Não ligue o gadget, isso pode provocar um curto-circuito. Aceite que não deve ligá-lo ou conectá-lo outra vez até que ele esteja completamente seco, isto também vale para pequenos gadgets como pen drives e cartões de memória. Não conecte na tomada, já que eletricidade e água não é uma combinação saudável.


O mais rápido possível, se ele tiver uma bateria, retire-a para tirar qualquer traço de eletricidade dos componentes. Os maiores danos são causados aos circuitos internos são pela eletricidade e não pela água. Retire também todas as demais partes móveis. Capa, tampa, cartão SD, chip, enfim, tudo que pode ser removido, e seco. Este procedimento é necessário para desobstruir os pontos de saída e evaporação da água. Lembre-se que é necessário deixar o aparelho secar completamente antes de religa-lo.


Se caiu em água salgada, coloque-o debaixo de água corrente: é menos ruim do que ter o sal corroendo o aparelho por dentro. 


Seque com papel toalha ou pano de prato para remover o excesso e impedir que entre ainda mais água.

Não use secador de cabelo ou forno, pois o calor pode danificar os componentes sensíveis.
Jamais coloque que num micro-ondas – as partes de metal do celular podem provocar um incêndio.


Agora o mais importante, é requer muita paciência, pois vai salvar seu aparelho. Você precisa eliminar a maior parte possível de umidade existente nele. E pode fazer isto usando um aspirador, não use secador para não derreter os componentes do aparelho.


Outra opção é deixá-lo ao sol para secar naturalmente. Outro dia meu pen drive resolveu pular dentro da máquina de lavar, e o sol trouxe ele de volta em perfeito estado 3 dias depois, tenha certeza de que ele está realmente seco antes de liga-lo ou conecta-lo novamente.


Passadas as primeiras 48 horas, verifique se não há umidade aparente, recoloque a bateria e tente ligar ele outra vez.

Seguindo as dicas, na melhor das hipóteses você vai recuperar seu aparelho, já na pior…

Não deixe o aparelho cair na privada, mas se acontecer, não use arroz.



Nenhum comentário:

Postar um comentário